domingo, 27 de maio de 2018
Cidades
Compartilhar:

Veículos estacionados nas esquinas rendem multas altas

Bárbara Wanderley / 14 de Março de 2018
Foto: Assuero Lima
Basta dar uma volta pelo Centro da Capital para encontrar diversos veículos estacionados em locais proibidos, principalmente esquinas. A prática já rendeu 81 mil multas em todo o Brasil no ano passado. Em João Pessoa foram 192 autuações por estacionamento em esquinas no ano passado, e seis por parar nesses locais. Este ano já foram 12 autuações por estacionar e duas por parar em esquinas, de acordo com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

“Atrapalha muito, é perigoso bater em um carro desses e nos cruzamentos, a gente não consegue ver direito se dá para passar ou não por causa desses carros estacionados”, comentou o taxista Ernande Francisco de Souza. Ele contou que se depara frequentemente com carros estacionados dessa forma, principalmente no Centro por ser uma área na qual a dificuldade de encontrar vagas para estacionar é maior.

Para ele, no entanto, não é só a falta de vagas que leva os motoristas a desrespeitarem as regras, a falta de educação e consciência também contribui. “Às vezes tem tanta vaga e a gente vê o pessoal parando em cima das calçadas”, disse.

O taxista afirmou ainda, que a área do Mercado Central, principalmente na Avenida Princesa Isabel, é a que tem o pior trânsito. Embora a via tenha câmeras de vigilância e os veículos estacionados em locais indevidos sejam multados, o problema está longe de ser resolvido.

“No final de semana é pior, não tem um ‘amarelinho’ aqui. Tem as câmeras e a multa chega, mas não adianta”, disse.

O comerciante Roberto Simões afirmou que os carros que fecham as esquinas atrapalham também a vida dos pedestres. “A gente tem que arrodear pela pista para quando vai atravessar a rua. Tenho um cliente que é deficiente visual e sempre que vou levá-lo até a parada de ônibus a gente se depara com essa dificuldade. Tenho que passar com ele pelo meio da rua”.

Relacionadas