terça, 20 de fevereiro de 2018
Cidades
Compartilhar:

UFPB escolhe novo reitorado amanhã e mais de 39,8 mil eleitores estão aptos a votar

Lucilene Meireles / 12 de Abril de 2016
Foto: Assuero Lima
As eleições para a Reitoria da UFPB acontecem amanhã em todos os campi da instituição no Estado. Após a divulgação, uma lista tríplice será enviada ao Ministério da Educação (MEC) que fará a escolha de um nome a ser nomeado como novo reitor. Ontem, os candidatos ainda estavam em plena campanha em busca dos votos dos indecisos. Serão utilizadas urnas eletrônicas

O coordenador da Comissão, Reinaldo Nóbrega de Almeida, disse que em alguns locais a votação termina mais cedo, às 17h, mas na maioria das seções o processo segue até as 21h. “Teremos alguns votos em separado, em urna tradicional, de lona, porque há situações de nomes que podem não constar na relação. O que não foi inserido até a data estabelecida, não pode votar eletronicamente, mas desde que traga documentação, poderá votar”, explicou.

As urnas eletrônicas foram cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Conforme o coordenador, assim que a votação for encerrada, os boletins gerados serão transmitidos a uma central e inseridos no sistema. Ele garantiu que o resultado será imediato e o relatório segue para o Conselho Universitário (Consuni).

“É uma consulta eleitoral. Quem tiver a maioria dos votos, não significa que já é o Reitor. O Consuni, que é o órgão máximo da universidade vai homologar ou não o resultado, verificar se houve inconsistência, se há recurso. Só depois envia a lista tríplice para o MEC, que faz a nomeação. Em geral, o mais votado é nomeado, mas a decisão é do Ministério”, afirmou.

Leia Mais

Relacionadas