sábado, 17 de fevereiro de 2018
Trânsito
Compartilhar:

BPtran vai passar o raio-x nas estradas paraibanas

Rammom Monte / 13 de julho de 2016
Foto: Divulgação/BPTran
Um equipamento de raio-x está ajudando o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Paraíba a fiscalizar as estradas paraibanas. Trata-se da viatura Scanner, uma espécie de van que contém um aparelho de raio-x em seu interior. De acordo com o capitão Edmilson Castro, o equipamento vem ajudando os policiais a combaterem e fiscalizarem o transporte de materiais ilegais, como drogas por exemplo, em bagagens e malas.

“É um furgão que dispõe de um raio-x. Ele possibilita que nas abordagens nós consigamos realizar uma revista além da revista policial. Por exemplo, se passar um carro com muita bagagem ou um ônibus, a gente passa a bagagem pela esteira e passa pelo raio-x, que vai identificar os objetos que estão em seu interior. É um equipamento semelhante ao de aeroporto. Dentro da van ainda há uma pequena sala de monitoramento”, explicou.

De acordo com o capitão, o policial que estiver comandando a máquina conseguirá visualizar no monitor o que estiver nas bagagens. Segundo ele, cada tipo de material irá aparecer com uma tonalidade de cor diferente na tela.

scanner

Nesta quarta-feira (13), a viatura esteve na saída da cidade de Santa Rita com destino ao município de Cruz do Espírito Santo. Porém, o capitão afirma que o equipamento irá circular por todo o Estado.

“Vamos iniciar um ciclo de operações que se iniciou na Grande João Pessoa. Mas a viatura vai circular por todo o Estado, dentro de uma programação que a gente vai fazendo de acordo com as informações. A gente vai fazer este mapeamento para fazer o policiamento da melhor forma”, disse.

Segundo o capitão, o equipamento custou em torno de R$ 1 milhão e que já está com o BPtran há cerca de um ano, mas havia apresentado algumas falhas técnicas e agora voltou a operar normalmente.

Relacionadas