segunda, 19 de fevereiro de 2018
Segurança
Compartilhar:

Especialista dá dicas para tentar minimizar os prejuízos em assaltos a ônibus

Da redação / 23 de junho de 2016
João Pessoa registrou nessa quarta-feira (22) mais um assalto a ônibus. Desta vez, o caso foi na linha 106, que atende o bairro do Geisel. Este tipo de prática vem se tornando cada vez mais comum na Capital paraibana. Na ação, os bandidos levaram pertences dos passageiros, como carteiras, dinheiro, documentos e celulares.

Se por um lado não há nada que se possa fazer para evitar os assaltos, por outro a população pode tomar certas medidas que visam minimizar os danos. Por isto, o CORREIO ONLINE conversou com o especialista em segurança Deusimar Guedes que listou uma série de dicas para os passageiros.

Confira abaixo:

- Portar o mínimo de documentos possíveis, como, por exemplo, a Carteira Nacional de Habilitação que consta praticamente todos os números de documentos necessários em apenas um só;

- Portar apenas um cartão de crédito/débito;

- Evitar andar com grandes quantias de dinheiro. Caso necessário, o especialista recomenda ir acompanhado de alguém ou pegar um táxi;

- Evitar usar o aparelho celular quando não houver necessidade ou andar com um aparelho mais simples;

- Nunca reagir;

- Manter a calma e tentar acalmar também o assaltante.

Vale lembrar que a responsabilidade de coibir estes crimes é do poder público e essas são apenas algumas atitudes para, diante da ineficiência das autoridades, diminuir os prejuízos causados.

Relacionadas