domingo, 19 de novembro de 2017
Seca
Compartilhar:

Chuva alivia seca no Sertão e três cidades saem do colapso

Renata Fabrício / 02 de abril de 2016
Foto: Antônio Ronaldo
O açude São Gonçalo atingiu ontem 40% da capacidade total, e as cidades de Sousa e Marizópolis, abastecidas por ele, voltam a ter água nas torneiras na segunda. As cidades de Cachoeira dos Índios, Diamante e Triunfo, que estavam em colapso voltaram a ser reabastecidas esta semana. Respectivamente, elas são abastecidas pelos açudes São Joaquim (que está com 58,6% de sua capacidade), Vazante (34,5%) e Gamelas (31,5%).

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) está monitorando a qualidade da água, a cota dos açudes e as condições dos equipamentos para que as cidades de São João do Rio do Peixe, Princesa Isabel, Maturéia, Teixeira, Cacimbas e Desterro sejam as próximas a ter o abastecimento reativado.

O diretor de Operação e Manutenção da Cagepa, José Motta Victor, explicou que antes de regularizar o abastecimento, os mananciais precisam ser monitorados. “Vamos reativar o abastecimento nestas cidades, mas ainda precisamos fazer a análise das águas para atestar a qualidade, porque a água que entrou é água nova. Então a partir daí, vamos fazer um estudo que viabilize a retirada de água desses mananciais”, disse.

CACIMBAS E DESTERRO

Cacimbas e Desterro, abastecidas pelo Açude Jeremias,  estão sem abastecimento desde novembro de 2014. O Açude Jeremias atualmente – 75,2% da capacidade total.

SÃO JOÃO

São João do Rio do Peixe , abastecida pelo Açude Chupadouro, recebe água por carro-pipa desde julho de 2013, quando deixou de ser retirada água do manancial. O reservatório  te, 17,3% da capacidade.

PRINCESA

Princesa Isabel, no Alto Sertão, é abastecida pelo Açude Jatobá que está com 0,10% da capacidade total. Desde junho de 2015, os princesences estão recebendo água de carro-pipa.

MATUREIA

Com o Açude Riacho das Moças completamente seco, com  0% da capacidade Matureia está recebendo desde junho de 2015. Riacho das Moças em março – 0% da capacidade total.

TEIXEIRA

Teixeira, abastecida pelo Açude São Francisco II, mas desde novembro de 2015 está sem água já que o manancial está com apenas 5,7% da capacidade total.

Leia Mais

Relacionadas