domingo, 20 de agosto de 2017
Seca
Compartilhar:

Aesa tentará acordo, mas briga por água no Vale do Piancó pode acabar na justiça

Maurílio Júnior / 18 de agosto de 2015
Foto: Arquivo
A utilização do açude do ‘Biuíu’, no município de Olho D’ Água, região do Vale do Piancó da Paraíba, tem causado conflito entre as cidades de Piancó e Olho D’ Água. O reservatório abastece a população local, no entanto, depois de uma audiência pública na Câmara Municipal, representantes da Agência Executiva e Gestão das Águas do Estado (Aesa) confirmaram a abertura das comportas, liberando 12% do armazenamento para a cidade de Piancó, que sofre com a falta de água há 30 dias.

Em Brasília, o presidente da Aesa, João Fernandes, comentou sobre os últimos acontecimentos na região do Piancó e, rechaçou qualquer risco prejudicial para a cidade de Olho D’ Água. “Esta vazão não vai prejudicar o abastecimento de Olho D’ Água. A Aesa tem responsabilidade com ambas as cidades. É nosso dever e da Cagepa garantir a segurança hídrica destas pessoas”.

João Fernandes deve retornar de Brasília na próxima sexta-feira (21), quando se reunirá com os prefeitos de Piancó, Francisco de Sales Lime, e de Olho D’ Água, Francisco de Assis Carvalho, para buscar um entendimento entre as partes.

“É a razão que vai monitorar os passos que seguiremos. Não adianta conflito, pois se não resolvermos administrativamente será a justiça que vai determinar. Então não podemos dá um atestado de incompetência e de falta de capacidade de dialogarmos”, pontuou.

Protestos

Os moradores do município de Piancó bloquearam a rodovia BR-361 na manhã desta terça-feira (18) no trecho que as liga as cidades de Piancó e Olho D’ Água. A população reivindicou do Governo do Estado um posicionamento diante da situação de calamidade que a cidade enfrenta.

Na semana passada havia sido a população de Olho D’ Água que protestara. Temendo que o caos também se instale no município, os moradores trancaram a mesma Rodovia BR-361, em virtude da abertura das comportas do Açude do ‘Biuiu’.

 

Relacionadas