terça, 18 de dezembro de 2018
Saúde
Compartilhar:

Secretaria Municipal de Saúde imunizou mais de 87% da meta na campanha contra a gripe

Da redação com assessoria / 30 de maio de 2016
Foto: Divulgação
Desde que teve inicio a campanha de vacinação contra a gripe até o último dia 20, quando foi concluída oficialmente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicou 136.464 doses, o que corresponde a 87,60% da população de risco. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a Secretaria era imunizar 124 mil pessoas, o que correspondia a 80% da população de 168 mil, considerada de risco.

“A meta não só foi atingida como também ultrapassada, imunizamos todos os grupos de risco e dessa forma criamos uma barreira de proteção sanitária para o resto da população reduzindo a possibilidade de proliferação da doença”, explica Chiara Dantas, chefe da seção de imunização da SMS.

No dia 13 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início à campanha imunizando apenas dois grupos de risco: as gestantes e trabalhadores da saúde. No dia 30, inicio oficial da campanha, também foram vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses até menores de cinco anos, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e integrantes do sistema prisional.

Segunda dose

A partir desta segunda-feira (30) começa a ser ministrada a segunda dose da vacina apenas nas crianças que tomaram a vacina pela primeira vez esse ano. A segunda dose é ministrada 30 dias depois da primeira e as crianças que precisam tomar essa dose extra tem um pré agendamento em seu cartão de vacina.

“As crianças que deverão tomar essa segunda dose são aquelas que tomaram a vacina pela primeira vez esse ano. Quando é o primeiro ano que a criança toma essa vacina a proteção é mais eficaz quando a vacina é ministrada em duas doses, quando não é a primeira vez que a criança toma essa vacina, o organismo cria uma imunidade que protege com apenas uma dose”, explica Chiara Dantas.

Chiara ressalta, ainda, a importância dos pais ficarem atentos ao cartão de vacina de seus filhos. “É importante que os pais observem os cartões de vacina de seus filhos para não perder a data da segunda dose, que precisa ser ministrada 30 dias após a primeira”, completa a chefe da seção de imunização da SMS.

A segunda dose está sendo ministrada em referências distribuídas pelos cinco distritos sanitários. Para imunizar a criança os pais devem ir até o posto de referência do distrito sanitário onde moram portando o cartão de vacinação da criança.

A vacina garante proteção contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Pontos de Referências para segunda dose da vacina em crianças:

Distrito Sanitário I – Unidade de Saúde Integrada de Cruz das Armas

Distrito Sanitário II – Cais Cristo

Distrito Sanitário III – Cais Mangabeira

Distrito Sanitário IV – Centro de Saúde de Mandacaru

Distrito Sanitário V – Centro Municipal de Imunização (antigo lactário da Torre)

Relacionadas