sexta, 18 de agosto de 2017
Saúde
Compartilhar:

Fumacê é ‘ressuscitado’ para tentar controlar epidemia de dengue na Paraíba

Nice Almeida / 17 de agosto de 2015
Foto: Divulgação
O avanço do surto de dengue na Paraíba fez com que um velho conhecido da população voltasse a atuar. Com 80 municípios paraibanos com risco de epidemia, sendo que 12 com mais de 10% dos seus imóveis infestados de larvas do Aedes aegypti (o aceitável seria até 1%), o governo estadual colocou nove carros fumacê para percorrer as localidades mais afetadas e, assim, tentar reduzir os números da doença.

LEIA MAIS: Epidemia de dengue avança na Paraíba e população não ajuda

O Estado possui, atualmente, 12 veículos, mas três estão como reserva técnica. Contudo, os nove que estão atuando se concentram nos 12 municípios mais precários, já que, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), carro fumacê tem critérios para ser utilizado. O recomendado, conforme a Secretaria, é que, antecipadamente, se faça uma busca ativa da incidência da dengue no local e o índice de infestação predial para verificar a necessidade do uso do veículo.

E a população deve ficar atenta no momento em que os veículos circulam nas proximidades das suas casas. A recomendação é que as portas e janelas sejam abertas para que o inseticida dispensado possa entrar nas casas, eliminando o maior número de mosquitos da dengue.

As pessoas não devem ficar preocupadas, porque a fumaça não traz prejuízos para a saúde.

Relacionadas