domingo, 27 de maio de 2018
Saúde
Compartilhar:

CRM encontra irregularidades elétricas na Maternidade Frei Damião

Ainoã Geminiano / 15 de Março de 2018
Foto: Divulgação
Fiscais do Conselho Regional de Medicina da Paraíba(CRM-PB) encontraram diversas irregularidades na Maternidade Frei Damião, que administrada pelo Governo do Estado, durante uma vistoria realizada na manhã dessa quarta-feira (14). A maternidade fica no bairro Cruz das Armas, em João Pessoa e o risco de novos incêndios foi uma das irregularidades encontradas pelos fiscais, em áreas com instalações elétricas danificadas.

De acordo com os fiscais, o risco de novo incêndio existe na área da unidade onde ficam as instalações elétricas de ar condicionado e central de oxigênio.

“Há um grande estoque de torpedos de oxigênio, próximo a uma área com fios elétricos desencapados, susceptíveis a curto circuitos. Apesar de não serem inflamáveis, têm potencial de alastrar fogo”, disse o diretor de fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa.

O diretor acrescentou ainda que a área afetada pelo um incêndio do ano passado ainda não foi reformada e continua interditada.

Outro problema que os fiscais identificaram foi a falta de roupa de cama e vestuário para pacientes e profissionais. Durante a fiscalização, também foi encontrado um rato morto dentro de uma caixa de disjuntor de energia.

João Alberto ressaltou que áreas do hospital, como a UTI pediátrica, neonatologia e bloco cirúrgico estão funcionando de maneira adequada e a maternidade tem bom estoque de medicamento.

Segundo ele, quando for concluído, o relatório da fiscalização, com prazo para a regularização das inconformidades, o documento será encaminhado à diretoria do hospital, ao Ministério Público, à Vigilância Sanitária Estadual e à Secretária de Saúde Estadual (SES).

Resposta da SES

No final da tarde, a Secretaria de Estado da Saúde emitiu uma nota, informando que ainda não havia recebido o relatório da visita do CRM e que já havia uma reunião agendada com a diretoria da unidade, representantes da SES e do Conselho, para a próxima segunda, dia 19. A SES informou ainda que vem realizando um acompanhamento, no sentido de qualificar os serviços da Maternidade Frei Damião, que envolvem desde a capacitação da equipe médica e multiprofissional, como em melhorias nas instalações físicas.

Relacionadas