segunda, 11 de dezembro de 2017
Religiosidade
Compartilhar:

Católicos fazem romaria e missa para santa; na praia, Iemanjá recebe homenagens

Katiana Ramos / 07 de dezembro de 2017
Foto: Rafael Passos
Esta sexta-feira (7) será de festa para católicos, que celebram Nossa Senhora da Conceição, e adeptos do Candomblé e da Ubanda, que homenageia Iemanjá.

Na Capital, haverá eventos em homenagem a Nossa Senhora da Conceição em duas paróquias que adotaram a santa, sendo uma em Mangabeira VIII e outra no Varadouro. Nesta última haverá a tradicional procissão marítima, organizada por pescadores da comunidade do Porto do Capim, a partir das 8h. Os fieis saem da capela Santa Marta, seguem para o trapiche do Porto do Capim e de lá partem no Rio Sanhauá até a Ilha da Santa, onde será celebrada uma missa. Já durante a tarde, a mesma paróquia organiza outra procissão, às 16h, na Ilha do Bispo.

Rainha das Águas

Os adeptos das religiões de matriz africana festejam Iemanjá a partir das 16h, quando os grupos com integrantes de terreiros saem em carreata de Cruz das Armas em direção ao Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco.  “Para nós é um dia de homenagens a rainha do mar, a essa figura materna que representa o cuidado ao ser humano, enquanto mãe”, explicou o presidente da Federação dos Cultos Africanos da Capital, Pai Carlos Roberto.

Mudança no tráfego. Para orientar os condutores de veículos e motos que utilizam as vias por onde passará a carreata, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da capital (Semob) colocará agentes de trânsito ao longo do percurso. De acordo com a Semob, as equipes vão bloquear o tráfego transversal à passagem da procissão apenas quando os fiéis estiverem bem próximos dos cruzamentos, sendo o fluxo de veículos liberado

Relacionadas