terça, 17 de julho de 2018
Prisão
Compartilhar:

De cada cinco mulheres encarceradas na Paraíba, quatro são negras

Katiana Ramos / 11 de maio de 2018
Foto: Divulgação
A cada cinco prisões de mulheres na Paraíba, pelo menos quatro são de mulheres negras. Elas representam 79% da população carcerária feminina no Estado. Negras, jovens e com baixa escolaridade são as características que formam o perfil geral dessas detentas e representam um retrato da necessidade políticas públicas para essa parcela da população. Os dados, referentes ao ano de 2016, estão no Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias Infopen Mulheres, divulgado nessa quinta-feira (10).

“No Brasil, por ser um país racista e ter todo o histórico de escravidão, a política de encarceramento é vigente e quem são os encarcerados? As pessoas negras. Isso nos faz refletir sobre a ausência do estado, porque quando o estado não promove a prevenção da violência e equipamentos sociais para que a população consiga acessar, a tendência é enveredar para outros caminhos e a relação com a escolaridade é muito forte. Isso também é um elemento para o genocídio negro, porque quem mais morre no Brasil são os jovens negros”, disse a pesquisadora e integrante da Organização Não-Governamental Bamidelê, Terlúcia Silva.

Com a quarta maior população carcerária feminina do Nordeste e a 18ª do País, o tráfico de drogas é o principal tipo de crime cometido pelas mulheres privadas de liberdade na Paraíba. Do total de apenadas, 60% foi parar em uma penitenciária por envolvimento com drogas. Esse percentual acompanha a realidade nacional, na qual 62% das presas respondem por tráfico.

“Há também todo um aparato societário que diz que o tratamento dado aos negros e brancos são diferenciados. Então, muitas vezes essas pessoas que estão presas nem foram sentenciadas. São prisões temporárias que se tornam prisões perpétuas e a forma como o sistema de Justiça trabalha com essas situações. Como a segurança pública age com a população negra e a população branca”, criticou a pesquisadora.

Relacionadas