Acesso

Policial
Compartilhar:

Paciência: secretário diz que reposição de efetivo policial na Paraíba será lenta

Redação / 27 de agosto de 2015
Foto: Nalva Figueiredo
A Paraíba foi destaque negativo na área da segurança, segundo a pesquisa que revela o Perfil dos Estados e Municípios divulgada nessa quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento revelou que o Estado tem apenas um policial militar para 423 habitantes e um policial civil para 2.228 pessoas.

LEIA MAIS: Paraíba tem apenas um policial militar para 423 habitantes

A pesquisa mostrou, ainda, que o Estado, junto ao Rio Grande do Norte e Mato Grosso,aparece como não tendo plano de distribuição regional do efetivo, que leva em conta a densidade demográfica, incidência da criminalidade, existência de presídios, fronteira e polos industrial e comercial.

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, garantiu que o plano de distribuição já foi criado e que o governo está repondo o efetivo, paulatinamente, porque não é possível fazê-lo de uma só vez.

"Nenhuma cidade tem o efetivo  ideal, mas é preciso respeitar a lei de responsabilidade fiscal. Os 520 PMs aprovados em concurso vão assumir em novembro", afirmou o secretário Cláudio Lima.

Relacionadas