segunda, 19 de fevereiro de 2018
João Pessoa
Compartilhar:

Zona Sul de João Pessoa ganhará nova linha de ônibus

Da redação com assessoria / 18 de Abril de 2016
Foto: Divulgação
Os usuários de ônibus de João Pessoa, sobretudo os passageiros e moradores dos bairros de Mangabeira e Valentina de Figueiredo, terão uma nova linha de coletivo que deve entrar em operação no início de maio. Os consórcios Navegantes e Unitrans serão os responsáveis pela nova linha que vai interligar os dois maiores bairros da Capital, chamada “Valentina-Mangabeira Shopping”. A proposta é do vereador Marmuthe Cavalcanti.

Segundo o parlamentar, o Requerimento aprovado teve elaboração a partir de um apelo frequente dos moradores dos dois bairros, devido à dificuldade na locomoção via ônibus entre Valentina e Mangabeira.

“Portanto, tornou-se imprescindível a criação desta nova linha interbairros para o atendimento adequado aos comunitários que precisam deste meio de transporte. Acima de tudo, para se ter acesso aos serviços que cada bairro dispõe (Fórum, Fundação Bradesco, bancos, delegacia, faculdades, UPA, 5º Batalhão da PMPB, Vila Olímpica, Correios, praias, lojas, etc). Além disso, o percurso da nova linha também inclui o Mangabeira Shopping, local bastante frequentado pela população da Zona Sul”, explicou Marmuthe.

Superlotação e longo tempo de espera em coletivos do Valentina

De acordo com o parlamentar, o segundo maior bairro de João Pessoa e um dos mais afastados do Centro da cidade, necessita de melhores condições de transporte público e mobilidade urbana. Entre as principais reclamações dos usuários em relação ao serviço, estão: poucas linhas e ônibus, causando a superlotação; atrasos frequentes nos horários; e falta de segurança durante as longas viagens.

“Há muito tempo que a população do Valentina sofre com a precariedade do serviço de transporte público. Mas com a criação desta linha interbairros, a mobilidade e o fluxo de passageiros ganha um salto de qualidade, facilitando a vida de muitos trabalhadores, estudantes e moradores desta Região. É importante ressaltar que o objetivo deste pleito é fazer com que as empresas que prestam este serviço no município, proporcionem aos usuários um atendimento de qualidade, ágil e com redução do tempo de espera e das viagens”, disse Marmuthe.

Coletivo pode ter trajeto estendido

O vereador também solicitou que o percurso da linha “i008”  seja estendida até o Mangabeira Shopping, beneficiando as comunidades circunvizinhas do Valentina. O projeto já está em andamento na Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

Relacionadas