quarta, 23 de agosto de 2017
João Pessoa
Compartilhar:

Sessão Solene no Centro de Convenções em JP marca posse de Bertrand Asfora no MPPB

MPPB / 30 de agosto de 2015
Foto: MPPB
Cerca de 400 convidados, entre membros (procuradores e promotores de Justiça), servidores da instituição, autoridades, políticos e familiares, prestigiaram no final da tarde deste sábado (29) a solenidade de posse do promotor de Justiça Bertrand de Araújo Asfora em sua recondução ao cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para o biênio 2015/2017.

A 'Sessão Solene de Posse' do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) do MPPB teve início às 17h45 e foi presidida pelo procurador de Justiça José Marcos Navarro, que instalou a sessão para a composição da mesa, com a presença de todos os integrantes do CPJ. O evento ocorreu na Sala 5 do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, localizado no Pólo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa, na altura do quilômetro 5 da Rodovia PB-008.

Para o início da solenidade de posse, Bertrand de Araújo Asfora foi introduzido na sessão pelos procuradores de Justiça Herbert Targino e Janete Ismael e, logo em seguida, foram executados os hinos da Paraíba e Nacional. O secretário de Estado do Governo, Efraim Morais, leu o ato de posse assinado pelo empossando e pelo governador Ricardo Coutinho.

Em seguida, Bertrand de Araújo Asfora fez o juramento de posse e a procuradora de Justiça Kátia Rejane Lucena – que secretaria o CPJ – realizou a leitura de posse para que o empossado assumisse a presidência da sessão solene. Antes do início dos discursos programados para a solenidade, foi apresentado um vídeo institucional de 11 minutos e 34 segundos com a ‘Síntese da Gestão’, relativo ao biênio 2013/2014.

A nomeação de Bertrand Asfora pelo governador da Paraíba ocorreu no dia 7 de agosto. O procurador-geral reconduzido foi o mais votado na eleição que aconteceu a 29 de julho. A lista tríplice de nomeação de procurador-geral de Justiça para o biênio 2015/2017, entregue ao governador no dia 3 de agosto, era encabeçada Bertrand Asfora.

Na eleição realizada no dia 29 de julho no MPPB – com seis candidaturas –, os promotores de Justiça Bertrand de Araújo Asfora, Ádrio Nobre Leite e Carlos Romero Lauria Paulo Neto, respectivamente, foram os três mais votados pelos membros da instituição e passaram a compor a lista tríplice de nomeação entregue ao governador.

Bertrand Asfora obteve 133 votos (63%) dentre os 215 membros (procuradores e promotores de Justiça) que compareceram à votação. A lista ainda trazia o segundo colocado, Ádrio Nobre Leite, que registrou 113 votos (54%); e o atual secretário-geral da instituição, Carlos Romero, que obteve a terceira colocação na votação, com 109 votos (52%).

Relacionadas