quarta, 26 de setembro de 2018
João Pessoa
Compartilhar:

Patrimônio histórico da Paraíba em ruínas

Lucilene Meireles / 18 de agosto de 2016
Foto: Nalva Figuereido
O patrimônio histórico da Paraíba não tem recebido a atenção devida dos órgãos que são responsáveis por ele e pouco se tem feito para manter esses bens, como a reforma do Hotel Globo, no Centro Histórico de João Pessoa, reaberto recentemente. Antes disso, ficou fechado por cerca de dois anos. Outras construções não tiveram ‘a mesma sorte’ e padecem com o desgaste natural do tempo e a falta de ação dos órgãos responsáveis.

Um exemplo é a ponte do Baralho, que passa sobre o Rio Sanhauá e liga João Pessoa a Bayeux. Ela faz parte do patrimônio histórico da Paraíba, mas há anos está em total estado de abandono. A antiga entrada da cidade sofre com a ferrugem e oferece risco aos que se atrevem a passar sobre ela. Moradores lamentam a situação e garantem que ao poder público falta vontade de fazer o trabalho.

“A passagem dos carros era por aqui e também servia de caminho para os moradores. É muito triste ver a ponte abandonada”, observou o pescador Pedro Farias. Moradora de Bayeux há 44 anos, a ambulante Josefa Maria da Conceição também lamentou a situação. “Lembro quando passava ônibus. Era para ajeitar, melhorar o acesso”, disse.




Virou ‘camelódromo’. Na Avenida Duque de Caxias, Centro da Capital, o antigo prédio do INSS é atualmente ocupado pelo comércio informal. Em 2015, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao município de João Pessoa informações sobre o andamento de um projeto que deve destinar o imóvel a um programa de habitação, em parceria com a Caixa Econômica Federal e a Secretaria Nacional de Habitação.

De acordo com a Secretaria de Habitação (Semhab), o projeto está sendo avaliado.

Também abandonado. Já em Mangabeira, o Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic) Damásio Franca, está fechado desde 2011. O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) murou e reformou a guarita, mas a construção permanece sem uso. Até o ano passado, a ideia do IFPB era que a estrutura fosse a sede do campus de Mangabeira, mas o prédio continua fechado.


Leia Mais

Relacionadas