quinta, 14 de dezembro de 2017
João Pessoa
Compartilhar:

Patrimônio histórico ameaçado: abandono e descuido saltam aos olhos em João Pessoa

Celina Modesto / 17 de agosto de 2015
Foto: Rafael Passos
Uma rápida olhada pela Praça Anthenor Navarro, no Centro de João Pessoa, e o abandono e o descuido saltam aos olhos. Pichações, histórico de roubos e furtos, além de comerciantes e moradores amedrontados emolduram o lugar. Em outros pontos do Centro, a deterioração dos prédios antigos é não somente visível, como perigosa. Neste dia nacional do patrimônio histórico, parece que os pessoenses têm pouco a comemorar.

Entretanto, há uma luz no fim do túnel: as obras da reforma completa do Hotel Globo, interditado desde setembro de 2013, deverão começar até a metade do próximo mês. "A obra já está licitada, faltando apenas a assinatura da ordem de serviço. A previsão é que a reforma seja feita em oito meses. Tivemos um impasse por causa da cessão de uso do hotel, que nos foi dada em agosto do ano passado. Então, fomos buscar o recurso em Brasília, já com o projeto pronto, mas a demora foi por causa da burocracia", explicou o titular da Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (COpac), Fernando Milanez Neto.

Outra boa notícia é que a revitalização do Conventinho, que fica em frente a Praça Anthenor Navarro, terá a licitação aberta esta semana. "Outro grande entrave nosso são os patrimônios particulares. Devemos reapresentar, em setembro, o projeto de empréstimo para pessoas físicas e jurídicas, seja proprietário ou locador, de reformarem o imóvel com três meses de carência, zero juro e até dez anos para pagar", afirmou Milanez.

Leia mais no Jornal Correio da Paraíba

Relacionadas