quinta, 24 de maio de 2018
João Pessoa
Compartilhar:

‘Pão e Circo’: ex-prefeitos vão ao no banco dos réus nesta quarta

Ainoã Geminiano / 13 de Abril de 2016
Foto: Arquivo
Três anos e nove meses após a “Operação Pão e Circo” ter sido deflagrada pela Polícia Federal em 13 municípios paraibanos, 20 envolvidos no esquema de desvio de dinheiro público começarão a ser julgados hoje, na 5ª Vara Criminal de João Pessoa. Outros três estão foragidos, mas com prisões decretadas. Gestores municipais, auxiliares, empresários e outras pessoas, são acusadas de superfaturar contratos de bandas de forró para festas de Réveillon, São João, São Pedro e Carnaval. Apesar da demora no trâmite, o processo só entrou na pauta de julgamento por foi acolhido pelo mutirão da Meta 4 da Justiça, que tem a finalidade de zerar os processos sobre improbidade administrativa e crimes contra a administração pública.

Entre os réus estão os prefeitos Renato Mendes (Alhandra), João Clemente Neto (Sapé) e Francisco de Assis Melo (Solânea), além da mulher deste último. “O processo tinha parado por conta da complexidade da investigação e as limitações da estrutura do próprio judiciário. Temos um grupo de dez juízes e 14 assessores, focados no cumprimento da Meta 4 e localizamos esse processo. Há dois meses começamos a despachá-lo e hoje vamos à audiência de julgamento”, disse o juiz Aluízio Bezerra Filho.

Na audiência de instrução e julgamento serão ouvidas inicialmente as testemunhas de defesa e acusação de cada réu. Em seguida serão ouvidos os réus e, por fim, as alegações finais da defesa e da acusação. A sessão será presidida pelo juiz Jailson Shizue Suassuna, que integra o mutirão da Meta 4. “Como se trata de um processo muito extenso, a previsão é que esse julgamento termine na próxima terça-feira. No entanto, queremos desde já alertar que, qualquer articulação no sentido de obstacular o andamento do processo serão punidas com prisões provisórias ou conduções coercitivas dos responsáveis. Portanto, ninguém apareça com atestado médico fraudulento ou coisa do tipo, que será punido com rigor”, alertou Aluízio Bezerra.

Quem vai a julgamento

▶ Renato Mendes Leite (prefeito)

▶ Fabiana Marinho Lins

▶ Edilma Pereira da Silva

▶ Carlos Abílio Ferreira da Silva

▶ Ozimar Berto de Araújo

▶ Maria do Carmo Régis de Araújo

▶ Marcio de Melo

▶ Eduardo Henrique Marinho Alves

▶ João Clemente Neto (prefeito)

▶ Helena Rafaela Pereira de França

▶ Marcos Elpídio Pereira Portela

▶ Antônio Edson da Silva

▶ Daniel Gomes da Silva

▶ Francisco de Assis Melo (prefeito)

▶ Lúcia de Fátima Lemos de Souza Melo

▶ Vinícius Lemos de Souza Melo

▶ Cláudia Izabel da Silva Maia

▶ Ednaldo de Souza Lima

▶ Flávio Gomes da Silva

Foragidos

▶ Severino Justino da Silva

▶ Djalma da Silva Toscano

▶ Andressa Ingrid Amâncio de Lima

Leia Mais

Relacionadas