segunda, 16 de outubro de 2017
João Pessoa
Compartilhar:

Orquestra Sinfônica da PB apresenta concerto no Espaço Cultural

Redação com Secom-PB / 12 de agosto de 2015
Foto: Secom-PB
A Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta, nesta quinta-feira (13), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, o oitavo concerto oficial da Temporada 2015. A apresentação será regida pelo maestro Marcos Arakaki, que após ter estado à frente da orquestra como dirigente, volta como convidado. O trompetista Ranilson Farias participa como solista. A entrada é gratuita.

O programa começa com “As Hébridas”, Op. 26 (Gruta do Fingal), de Felix Mendelssohn (1809-1847). Em seguida, será executada a obra “Concertino para Trompete e Cordas”, de José Siqueira (1907-1985), com solo de Ranilson Farias. O fechamento se dá com a Sinfonia n. 8 em Fá Maior, Op. 83, de Ludwig van Beethoven (1770-1827).

Marcos Arakaki é o regente associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e colabora com a OFMG desde 2011. Concluiu sua graduação em música pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em 2004, concluiu o mestrado em regência orquestral pela University of  Massachusetts. Participou do Aspen Music Festival and School (2005).

Ao longo dos últimos dez anos, Marcos Arakaki tem contribuído de forma decisiva na formação de novas plateias e difusão da música de concertos em mais de 70 cidades brasileiras, através de turnês e concertos em praças, parques e concertos didáticos. Paralelamente, tem desenvolvido atividades como coordenador pedagógico, professor e palestrante em diversos projetos culturais e em instituições como: Casa Saber – Rio de Janeiro, Furnas - Jovens Talentos, Música na Estrada, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Roraima e em diversos conservatórios brasileiros. Foi professor visitante da Universidade Federal da Paraíba por dois anos, contribuindo para a consolidação da recém-criada Orquestra Sinfônica da UFPB.

Serviço:

Orquestra Sinfônica da Paraíba – 8º Concerto Oficial da Temporada 2015

Regente: maestro Marcos Arakaki (convidado)

Solista: Ranilson Farias (trompetista)

Data: 13 de agosto (Quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no espaço Cultural

Entrada: gratuita

 

 

Relacionadas