domingo, 27 de maio de 2018
João Pessoa
Compartilhar:

Encontro Nacional de Neuróticos Anônimos é realizado pela primeira vez na Paraíba

Bruna Vieira / 23 de setembro de 2016
Foto: Divulgação
Começa nesta sexta-feira (23), e segue até domingo, o 38º Encontro Nacional de Neuróticos Anônimos, pela primeira vez na Paraíba. O evento reunirá mais de 200 pessoas de todo o Brasil, para discutir a saúde mental com o tema “Rendição e recuperação, bem estar e unidade” e será aberto ao público. As inscrições podem ser feitas no local. Para o NA, as doenças mentais e emocionais possuem máscaras, como a ansiedade, raiva, ciúmes, ressentimento, medo, preocupações e autopiedade que precisam ser tratadas. A terapia coletiva está presente em três municípios do Estado: João Pessoa, Esperança e Pirpirituba.

Para o Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer grau, segundo ela mesma o reconheça. Durante o encontro, haverão palestras e reuniões de recuperação, que é onde os depoimentos são compartilhados. A discussão gira em torno da recuperação. O movimento nasceu em 1964 nos Estados Unidos. Um dos pilares da comunidade é manter o anonimato. Maria das Graças (nome fictício) contou como chegou até o grupo e de que forma tem ajudado os recém-chegados.

“Eu fazia terapia individual, mas, sentia que precisava de algo a mais para preencher o vazio gerado pela depressão, ansiedade, insegurança, medo e pânico que desenvolvi. Tive problemas para cumprir meu trabalho, sofria preconceito da sociedade. Vi o grupo na TV, ouvi os depoimentos e fui até lá. Minha vida vem mudando totalmente, as doenças melhoraram, tenho controle da minha vida e em forma de gratidão, continuo, dando de graça o que de graça recebi. Ajudar quem chega na mesma situação que eu na mesma proporção que fui ajudada”, contou.

É através do exemplo de quem conseguiu superar o sofrimento que as pessoas se ajudam. A depressão é o principal problema dos neuróticos. “Quem se recupera continua no grupo para mantê-lo, a medida que vai ajudando, vai se ajudando. Na troca de depoimentos, a pessoas se aceita e recebe companheirismo e calor humano. Muitos são trazidos pelos familiares porque já não tem condições de dirigir, têm medo. Existe preconceito e negação até na própria família. Muitos já fazem uso de outros tipos de terapia e até medicação. O NA cuida da parte emocional, mental e prevenção do suicídio. O que falta no mundo é amor ao ser humano. Ninguém tem tempo para ouvir o outro. Toda doença mental tem origem no egoísmo e incapacidade de amar. A nossa programação é 24 horas: só por hoje eu conseguirei. Estamos trabalhando para abrir um grupo em Campina Grande. Temos pessoas de todos os níveis e profissões afetadas por suas emoções, às vezes a pessoa já nasce com aquilo e detona quando passa por uma experiência difícil na vida, se não cuidar evolui”, explicou Maria das Graças.

“Neurótico é toda pessoa com perturbações emocionais, que muitas vezes interfere na vida. A pessoa não consegue mais trabalhar, estudar. Quando há desequilíbrio emocional, desarmonia, negativismo, distúrbios emocionais, sofrimento. O apoio é fundamental na vida. Se já é difícil para quem não tem esses problemas, imagine para quem tem. É como ensinar uma criança a caminhar, no primeiro passo cai e tem alguém para levantar. Os familiares também participam para saber como ajudar”Neurótica Anônima.

50 neuróticos se reúnem em dois grupos em João Pessoa.

Neuróticos Anônimos

O grupo se denomina uma irmandade na qual as pessoas que se consideram neuróticas e querem se curar compartilham suas experiências e problemas emocionais e mentais, com o objetivo de ajuda mútua. Os membros recuperados dão seus depoimentos para fortalecer os que possuam a perturbação. Os passos e programa de princípios são os mesmos utilizados pelos Alcoólicos Anônimos. O grupo não está ligado a nenhuma instituição religiosa e nem cobra taxas. Porém, as despesas são pagas com contribuições dos membros. Em João Pessoa, ele foi fundado há 30 anos. Há também um grupo Online aberto para todo o país, através do site (https://sites.google.com/site/gruponacaminhonovo/). O anonimato é preservado.

neurose

Serviço:

38º Encontro Nacional de Neuróticos

Pousada Paraíso dos Colibris – Conde

Inscrições: R% 360,00

Grupos na Paraíba

Vida Nova – João Pessoa

Reuniões: Terça Feira às 19:30 e Sábado às 16:00

Endereço: Av. Epitácio Pessoa 1240 - 1º andar sala 107 - Torre

Local: Edifício Concorde

Esperança de N/A – Santa Rita

Reuniões: Sexta Feira às 19:30

Endereço: Rua Ivo Borges 177 – Centro

Local: Comunidade São Vicente de Paula

Nova Esperança – Esperança

Reuniões: Domingo às 16:00

Endereço: Rua Joviano Sobreira 125 – Centro

Local: Escola Irineu Jofili

Renascer – Pirpirituba

Reuniões: Sábado às 14:00

Endereço: Rua Antônio Batista 300 – Centro

Local: Bom Samaritano - Centro Dif de Práticas Alternativas

 

Relacionadas