segunda, 18 de junho de 2018
João Pessoa
Compartilhar:

Empregar Paraíba: Ação para capacitar trabalhadoreS

Edson Verber / 17 de junho de 2016
Foto: Assuero Lima
A Fundação Solidariedade, braço social do Sistema Correio da Comunicação, realizou, ontem, o Empregar Paraíba, programa que reuniu 25 grandes empresas e instituições do Estado para ajudar as pessoas que estão desempregadas a se qualificarem melhor a fim de conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. Foram colocados à disposição das cerca de 400 pessoas presentes mais de 500 cursos de qualificação, reciclagem e aperfeiçoamento, além da efetivação de cadastros no Sine João Pessoa para o preenchimento de 158 vagas, esta semana.

A coordenadora do evento, que realizado no Teatro de Arena do Espaço Cultural, durante todo dia, Sulya Neiva, também gerente de Recursos Humanos do Sistema Correio, destacou que as pessoas que participaram das palestras, oficinas e treinamentos, tudo totalmente de graça, receberam certificados. “Já outras pessoas optaram por aproveitar a oportunidade para se cadastrar no Sine e nas empresas presentes para pleitear uma vaga de emprego”, disse.

No tocante às oficinas, Sulya Neiva disse que foram duas etapas. Na primeira, os participantes em sua maioria jovens, aprenderam como elaborar um currículo, com dicas e orientações individuais. Na segunda oficina, foram feitas simulações de entrevistas.

"Fizemos o que dificilmente as empresas fazem: dar dicas para que as pessoas possam corrigir os pontos fracos das entrevistas que elas sozinhas não identificam"Sulya Neiva, Gerente de RH Correio. 

Senac-PB oferece 400 cursos

Com a marca média de 15 mil matrículas por ano, o Senac Paraíba, que oferece mais de 400 opções de cursos, foi uma das instituições presentes, sob a coordenação de Adolfo Andrade. “Estamos nesta parceria com a Fundação para mostrar a ampla gama de oportunidades de cursos de treinamento técnico capazes de capacitar os jovens, mas também pessoas acima desta faixa, para conseguir um emprego no mercado de trabalho que, atualmente, é de alta competição”, disse Adolfo.

Já o Sine-JP, através do sub-coordenador Inácio Pedrosa, informou que estava à disposição dos interessados 158 vagas e elaborou dezenas de cadastros de candidatos a um emprego. “Estamos presentes neste importante evento para aproximar nossos serviços da população. Para tanto, estamos aproveitando e inscrevendo para o nosso curso de inserção e empregabilidade, que é ministrado todas as sextas-feiras, a partir das 9h, na nossa sede no prédio da antiga prefeitura, no Bairro do Varadouro”.

Entre as centenas das pessoas que compareceram ao evento, Alexsandra Nascimento Mesquita, 20 anos, residente no Bairro Alto do Mateus, disse que estava participando para tentar voltar a trabalhar nas áreas de recepção e vendas.

Relacionadas