terça, 25 de setembro de 2018
João Pessoa
Compartilhar:

Comunidade se une para revitalizar praça pública no bairro do Geisel

Aline Martins / 15 de agosto de 2016
Foto: Nalva Figueiredo
Dedicar um pouco do tempo do seu dia para ajudar a transformar a praça do bairro em um espaço de lazer e convivência da população. Foi assim que moradores do bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa, fizeram no último fim de semana. Cerca de 40 pessoas residentes nessa localidade revitalizaram a Praça Complexo Esportivo do Conjunto Ernesto Geisel com apoio de uma empresa de telefonia que está capacitando pessoas da própria comunidade para colocar em prática as melhorias sonhadas pela população. 

As mudanças nessa praça fazem parte do projeto “Vivo a Praça”, da companhia de telefonia Vivo, que tem por objetivo colocar em prática todos os sonhos da comunidade. Ana Amélia Dório, coordenadora de Negócio Responsável da Diretoria de Sustentabilidade da empresa, comentou que o projeto tem três anos de existência e já passou pelas cidades de Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Aracaju, Fortaleza e agora em João Pessoa. Ela explicou que a empresa tem um comitê que indica qual a cidade deve ser contemplada com a ação. “Temos um grupo de voluntários que escolhe a praça que será contemplada. Em seguida, uma equipe vem a campo para fazer o diagnóstico. Se está abandonada e o que se precisa fazer nela e depois vê se a Prefeitura aprova”, revelou.

Em seguida, se reúne com a comunidade e traça os sonhos através de maquetes. Dentro do que é possível é aplicado na prática. A comunidade entra com a ação voluntária e até mesmo objetos em suas residências como pneus velhos ou geladeiras, por exemplo, podem se tornar arte na praça. Já a empresa capacita essas pessoas através de um curso e também oferece recursos humanos, financeiros e físicos para transformar o local. Além de permitir que essas pessoas possam ser disseminadores de mudanças em outras praças da cidade. “A idéia é ocupar todos os espaços públicos e destinar a população”, frisou.

A ideia de transformar o espaço agradou a estudante Tirza Bastos de Brito, 8 anos. Ela foi uma das voluntárias dessa ação. Ela estava empolgada com as mudanças previstas para a praça perto de sua casa e contou que não frequentava muito porque o local não era tão atrativo. “Agora vai ter muita coisa para a gente. Espero que todo mundo cuide dela e que não jogue lixo onde não deve. Vou pedir para vim mais”, comentou. A pequena ajudou na plantação de mudas e também na pintura de bancos e muros.

received_922360207874694

Além da plantação de mudas, pintura de muros e bancos, o Complexo Esportivo terá uma horta comunitária, academia de ginástica, cantinho de leitura com uma geladoteca, mesa de piquenique, mesas de jogos entre outros benefícios. A moradora Elizângela Xavier também foi voluntária e ficou feliz pelas mudanças na praça. “Em 17 praças de João Pessoa, a gente ser escolhida, foi muito bom. Eu estou a um mês participando da iniciativa e já quero ajudar a fazer essas mudanças em outras praças. A comunidade está muito empolgada com tudo”, afirmou. A moradora Tânia Muniz foi voluntária também e agora pede apenas que todos cuidem – comunidade e poder pública na manutenção. “Queremos agradecer a todos pelo apoio e dedicação do espaço que é nosso”, destacou.

Confraternização

No próximo sábado, dia 20, será feita a entrega da praça revitalizada onde serão realizadas apresentações culturais e recreativas, a partir das 11h. Todas as atividades serão gratuitas e definidas com a comunidade do Ernesto Geisel.

Relacionadas