sábado, 19 de agosto de 2017
Cidades
Compartilhar:

Iniciativa da Paraíba exporta projetos de manejo florestal para energia renovável

Edson Verber / 16 de agosto de 2015
Foto: Arquivo
A Paraíba possui, hoje, 29 planos de manejo florestal em execução, o que pode ser considerado pouco em relação à grande demanda por energia limpa. A crise energética já é realidade no Brasil, sendo a região Nordeste uma das mais atingidas. Com base nesta constatação o número de empresas capazes de elaborar e executar planos de uso do que ainda resta das florestas nordestinas cresceu nos últimos anos. Uma delas, a Nordeste Reflore, com sede no município de Patos, já executou desde 2011, mais de 40 planos de manejo florestal para fornecimento de energia renovável na Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Piauí.

Segundo o diretor de Planejamento Estratégico da empresa, Andrey Emerson dos Santos Ferreira, “atualmente na Paraíba já existem aproximadamente 20 empresas privadas que trabalham com a gestão de licenciamentos ambientais ou com a utilização de recursos naturais”.

Ele explicou que a empresa foi criada a partir da preocupação em se aplicar novos padrões de gestão ambiental relacionados a qualidade socioambiental das empresas da Paraíba e do Nordeste. “Realizamos desde a implantação de áreas de manejo para produção de energia renovável, até a implantação de sistemas de gestão ambiental em grandes indústrias, aplicando técnicas modernas de controle ambiental, reduzindo custos e criando uma política de desenvolvimento sustentável nas empresas”, ressaltou Andrey.

Leia a reportagem completa no Jornal Correio da Paraíba

Relacionadas