domingo, 20 de maio de 2018
Cidades
Compartilhar:

Governo do Estado vai inaugurar Nova Camará nesta segunda-feira

Da Redação com assessoria / 25 de setembro de 2016
Foto: Manuel Pereira/Divulgação
O governador Ricardo Coutinho entrega nesta segunda-feira (26) as obras da Barragem Nova Camará, localizada em Alagoa Nova, considerada uma redenção hídrica para o Brejo. A barragem, que rompeu no dia 17 de junho de 2004, deixando milhares de desabrigados, mortos e muita devastação, foi reconstruída e passará a oferecer água de boa qualidade para 21 municípios, beneficiando mais de 225 mil habitantes.

A reconstrução começou em 2012 e os investimentos ultrapassam R$ 48,6 milhões. A capacidade de armazenamento da Nova Camará é de mais de 26 milhões de metros cúbicos.

O governador Ricardo Coutinho fará também a entrega do ramal 2 do Sistema Adutor Nova Camará, que abrange as cidades de Remígio e Esperança. Com a entrega da primeira parte do sistema, que tem também estação de tratamento e estação elevatória, serão beneficiados 48.677 habitantes. Os investimentos dessa primeira etapa totalizam R$ 28,4 milhões.

Alívio para Campina

O secretário de Estado da Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, falou sobre a importância da obra para o abastecimento d’água da região. “A obra atende a toda uma região. Além de distribuir água de boa qualidade, irá aliviar num primeiro momento o sistema de Campina Grande, já que muitas cidades são abastecidas pelo mesmo sistema”, ressaltou.

João Azevedo lembra a decisão tomada pelo governador Ricardo Coutinho, ainda em 2011, de reconstruir Camará. “Essa obra se reveste de um simbolismo muito grande para a região. Mesmo sendo no Brejo, muitas cidades – como Remígio e Esperança – são abastecidas com carros-pipa”, acrescentou.

Atendidos pela barragem

Algodão de Jandaíra

Alagoa Nova

Areial

Campinote

Cepilho

Esperança

Chã de Marinho

Floriano

Jenipapo

Puxinanã

Lagoa Seca

Matinhas

São Tomé

Lagoa do Mato

Pocinhos

Remígio

São Miguel

São Sebastião de Lagoa de Roça

Beneficiados pela adutora

1ª etapa

Remígio

Esperança

2ª etapa

Alagoa Nova

Alagoa Grande

Algodão de Jandaíra

Arara

Areial

Lagoa Seca

Matinhas

Montadas

Pocinhos

Puxinanã

São Sebastião de Lagoa de Roça

 

Relacionadas