segunda, 21 de agosto de 2017
Cidades
Compartilhar:

Faixa exclusiva para ônibus na D. Pedro II começa nesta segunda-feira

Bárbara Wanderley / 11 de agosto de 2017
Foto: Rafael Passos
Na próxima segunda-feira (14) deve começar a campanha educativa para a implantação da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Dom Pedo II. A informação é do superintendente de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Carlos Batinga. Segundo ele, a intenção é que o trabalho de pintura das faixas iniciados nesta quinta-feira (12) sejam concluído até o final de semana.

Os motoristas que desrespeitarem a faixa só começarão a receber multas a partir de setembro. Segundo Batinga, as faixas brancas e azuis serão pintadas desde Mercado Central até a frente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em um sentido, e da frente do Ibama até a Praça Pedro Gondim, passando pela Avenida Nossa Senhora de Fátima, no sentido oposto. A Semob vinha planejando a mudança desde o mês de maio, mas as constantes chuvas não permitiam a pintura.

O superintendente destacou que as ações da Semob visam sempre priorizar o pedestre e o transporte coletivo. Pela faixa exclusiva podem circular apenas ônibus e táxis com passageiro. Veículos de resgate, combate a incêndio, ambulâncias, viaturas policiais, de fiscalização e operações de trânsito também estão permitidos desde que estejam em serviço.

Os veículos particulares só podem utilizar as faixas para entrar ou sair de estacionamentos ou quando forem entrar à direita em alguma rua transversal. Para isso, o condutor pode mudar de faixa 50 metros antes do seu destino, devendo observar atentamente que nenhum ônibus esteja próximo.

Relacionadas