segunda, 18 de dezembro de 2017
Estatísticas
Compartilhar:

Quase 70% dos municípios paraibanos mantêm política de proteção às mulheres

Nice Almeida / 26 de agosto de 2015
Foto: Nalva Figueiredo
A Paraíba é o 2º Estado do Nordeste com maior proporção de implementação de políticas voltadas para a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica. Foi o que revelou a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais e Municipais (Estadic e Munic), divulgada nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Dos 223 municípios existentes, 155 mantêm algum tipo de programas ou planos de ação para proteger essas vítimas. O Estado fica atrás apenas de Pernambuco, que tem 80% de cobertura, chegando a 148 dos 185 municípios.

No Brasil, entre as políticas de direitos humanos implementadas por estados e municípios, a proteção às mulheres vítimas de violência doméstica predominou: estava presente em 45,2% dos municípios e em 24 das 27 unidades da federação.

Direitos humanos

Ainda dentro das políticas de direitos humanos, a promoção à igualdade racial ou enfrentamento ao racismo tem ações em 40,80% dos municípios paraibanos. Já com relação às vítimas diretas ou indiretas da violência os planos são presentes em 60,53% das localidades. As vítimas de violência ou conflitos agrários recebem menor proteção e apenas 8,07% dos municípios têm projetos implantados na área.

Leia mais sobre a pesquisa no jornal Correio da Paraíba de amanhã

Relacionadas