domingo, 20 de maio de 2018
Educação
Compartilhar:

UFPB fica em 26º lugar em Ranking Universitário Folha 2016

Da redação com Folha de São Paulo / 19 de setembro de 2016
Foto: Divulgação
Três universidades públicas da Paraíba aparecem no Ranking Universitário Folha 2016 (RUF), produzido pelo Jornal Folha de São Paulo. Ao todo, foram avaliadas 195 instituições de ensino superior em todo o país. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi a melhor colocada do Estado, ficando na 26ª colocação. Em seguida veio a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na 38ª posição e por último a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na 97ª colocação.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficou na primeira colocação, com uma nota de 97,46. A segunda colocada foi a Universidade de São Paulo (USP), com nota de 97,03 e completando o Top-3 tem a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que obteve 96,77. A UFPB teve nota de 79,13m, a UFCG teve 68,16 e a UEPB 42,41. A última colocada foi a Universidade do Tocantins (UNITINS) com nota de 2,49.

cidades-ranking-universidadesCritérios avaliados

O RUF fez a avaliação com base em cinco critérios: Pesquisa científica, Qualidade do Ensino, Internacionalização, Mercado de Trabalho e Inovação. Os dados são coletados em bases como o Inep-MEC, Web of Science, SciELO, Inpi, FAPs, CNPq, Capes e duas pesquisas Datafolha feitas anualmente.

A base Pesquisa Científica dá até 42 pontos, seguida pela Qualidade do Ensino, que tem pontuação máxima de 30 pontos. O Mercado de Trabalho são até 18 pontos e Internacionalização e Inovação, quatro pontos cada.

Confira o Ranking Geral neste link.

Relacionadas