quarta, 23 de agosto de 2017
Educação
Compartilhar:

Prefeitura de João Pessoa garante aumento de 8,21% para professores em 2015

Secom-JP / 26 de agosto de 2015
Foto: Secom-JP
Os professores da Rede Municipal de Ensino terão aumento de 8,21% no ano de 2015. O reajuste foi definido no início da tarde desta quarta-feira (26), em reunião entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município (Sintem-JP). O acordo também assegurou à categoria a continuidade de investimentos na infraestrutura das unidades educacionais e em capacitação profissional.

"A Prefeitura de João Pessoa entende a importância do trabalho dos professores e sempre manteve o diálogo com a categoria", afirmou o prefeito Luciano Cartaxo. "Com muito trabalho e compromisso estamos enfrentando os efeitos da crise e, assim, conseguimos garantir um aumento salarial que ultrapassa os 8% para os professores, mantendo o salário do magistério em João Pessoa como o maior do Norte/Nordeste", complementou.

No que se refere à questão salarial, foi anunciado um aumento de 3%, que será incluído já na folha do mês de agosto. Em setembro, a categoria terá um novo ganho em seu vencimento, desta vez de 2%. Esses números complementam o aumento salarial de 3% garantido pela PMJP desde o mês de janeiro, o que totaliza um ganho 8,21% pela categoria.

A valorização dos profissionais ainda foi garantida pelo acréscimo de R$ 100 no salário dos professores prestadores de serviço e pela ampliação (em dois anos) do prazo de licença para doutoramento. Os professores que se licenciarem para o curso de doutorado ainda vão ganhar uma bolsa no valor de sua docência inicial.

A secretária municipal da Educação, Edilma Ferreira, destacou que, mesmo em um período de dificuldades, em que muitas cidades e governos sequer conseguem pagar a folha em dia, a Prefeitura de João Pessoa cumpriu o compromisso assumido com a categoria e garantiu o novo aumento. “Hoje podemos, mais uma vez, demonstrar que os professores são prioridade, já que são essenciais na construção de uma educação melhor, e que nossa gestão tem se empenhado para valorizá-los”, declarou.

Essa valorização também aparece por meio da capacitação profissional, outro ponto debatido na ocasião. A PMJP se comprometeu a dar continuidade à oferta de cursos de aprimoramento. A gestão ainda garantiu a manutenção das obras de reforma e ampliação de unidades educacionais, assegurando que no mínimo 18 unidades passarão por intervenções nessa primeira etapa de trabalhos.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município, Daniel de Assis, destacou o avanço das conversas mantidas com a gestão. “A Prefeitura tem buscado esse diálogo e dessa forma conseguimos avançar bastante em relação às negociações que foram mantidas em abril”, declarou.

Relacionadas