sábado, 19 de agosto de 2017
Educação
Compartilhar:

Paraíba tem 17 mil crianças que não sabem ler e pacto quer alfabetizar aos 8 anos

Bruna Vieira / 11 de agosto de 2015
Foto: Assuero Lima
O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) tem como meta alfabetizar as crianças até os oito anos de idade. Na Paraíba, 17 mil crianças entre 8 e 11 anos ainda não sabem ler e escrever, segundo o IBGE. Para mudar essa situação, 426 professores dos 223 municípios estão sendo formados como orientadores de estudo. Cada um ficará responsável por repassar conhecimentos a outros 25. A formação continuada de professores começou ontem e vai até quinta-feira.

Segundo a coordenadora estadual do Pnaic, Maria dos Prazeres Bezerra, a meta de alfabetizar todas as crianças na idade certa vai até 2025. “A formação começou em 2013, quando trabalhamos mais a língua portuguesa. No ano passado, 222 municípios aderiram ao plano, e focamos em matemática. Somente este ano, o pacto foi sancionado e temos 10 anos para cumpri-lo. A ênfase agora é na interdisciplinaridade, para integrar os alunos em todas as áreas do saber, incluindo ciências, artes, geografia e história”, afirmou.

Maria dos Prazeres avalia que a Paraíba tem evoluído com o pacto. “É o único estado do Brasil que está desenvolvendo o pacto como ele deve ser e cumprindo todas as diretrizes. Nos outros, ele está acontecendo, mas por questões políticas não cumprem na íntegra o que foi estabelecido.

Leia mais no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas