Acesso

Educação
Compartilhar:

Menos da metade das escolas da Paraíba têm internet e falta de acesso atrapalha alunos

Lucilene Meireles / 26 de agosto de 2015
Foto: Nalva Figueiredo
Seria bom que todos os 1.024.707 alunos da Paraíba pudessem contar com isso, mas nem todas as escolas dispõem do aparato. Para se ter ideia, dados do portal QEdu com base no Censo 2014, apontam que em todo o Estado existem apenas 29.448 computadores para uso deles e menos de metade das escolas têm internet.

Sem acesso a equipamentos e ao mundo virtual, conforme o especialista em educação da UFPB, Mariano Castro Neto, doutor na área de educação à distância, os estudantes se distanciam da informação e, em consequência, serão cidadãos menos críticos.

“Acho que a realidade das escolas da Paraíba ainda é complicada. Muitas não têm acesso à internet, não possuem as tecnologias que são importantes. Não é papel do professor, mas no contexto histórico brasileiro, todas as mudanças passam por eles e, se eles não estiverem dispostos, não vai acontecer nada. Tem escola que tem tecnologia de ponta, mas, sem professores preparados para repassar este conhecimento, ela fica obsoleta”, declarou.

Segundo ele, se o aluno tem acesso à informação, vai ter acesso a questões mais abrangentes e, assim, poderá refletir, ser crítico. “A falta, seja de qual for a tecnologia, pode comprometer o aprendizado”.

Leia reportagem completa no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas