quinta, 22 de fevereiro de 2018
Educação
Compartilhar:

Estudantes têm até domingo para se inscrever no programa Parlamento Jovem Brasileiro

Secom - PB / 15 de junho de 2016
Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado da Educação lembra aos estudantes da rede estadual de ensino que terminam neste domingo as inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2016. O PJB é promovido pela Câmara dos Deputados, em Brasília, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e contempla os alunos do ensino médio das escolas públicas. O objetivo é vivenciar o processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara Federal, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

Serão selecionados 78 alunos de todo o Brasil. Eles terão oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Os alunos também passarão pela experiência de convivência com culturas e cores de todas as partes do País, potencializando a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.

Os alunos interessados em participar do Parlamento Jovem devem escrever um projeto de lei pensando na atual situação do Brasil, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema. O regulamento do PJB pode ser acessado no Manual de Procedimentos 2016, disponível no endereço eletrônico (http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem).

Vagas – O número de vagas no Parlamento Jovem segue a mesma proporção do número de deputados federais na Câmara e depende da proporcionalidade de cada unidade da federação. A Paraíba tem 12 deputados federais e, proporcionalmente, vai selecionar dois alunos para o Parlamento Jovem. A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 924 jovens parlamentares estudantes do ensino médio.

O Parlamento Jovem  mantém um canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro no endereço (www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro). Na Paraíba, mais informações podem ser obtidas pelo número (83) 3218-4327 (Falar com Ewerton Alexander, coordenador do Parlamento Jovem Brasileiro na Paraíba).

Relacionadas