quinta, 24 de maio de 2018
Educação
Compartilhar:

Abertas inscrições para 350 vagas em cursos técnicos pelo IFPB

Redação do Portal Correio / 21 de junho de 2016
Foto: Divulgação
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abriu inscrições para o Processo Seletivo para os Cursos Técnicos (PSCT) no Ensino Técnico Subsequente ao Médio. As vagas são em cursos presenciais e, desta vez, a seleção é por análise curricular, sem cobrança de taxa de inscrição. Os aprovados vão ingressar no segundo semestre letivo de 2016. São 350 vagas nos campi Cabedelo, Cabedelo Centro, Campina Grande, Esperança, Mangabeira, Patos e Picuí.

Veja aqui o edital.

Segundo o IFPB, há um curso novo, de Técnico em Serviços Jurídicos, no campus Cabedelo Centro. As demais vagas estão distribuídas entre os cursos de Informática, Meio Ambiente, Edificações, Eletrotécnica, Mineração, Manutenção e Suporte em Informática, Cuidados de Idosos e Transporte Aquaviário.

A outra novidade do processo é que a inscrição será presencial e se encerrará às 17h do dia 15 de julho, com a entrega da documentação necessária para a análise curricular. Mas, o candidato precisa preencher antes, online, um formulário de inscrição e um questionário socioeconômico.

Há duas formas de seleção; em uma delas, o candidato pode protocolar o histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente para que seja analisado o desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática. A outra opção é protocolar o resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio de documento emitido pelo site oficial, para que seja analisada a média aritmética da nota de desempenho das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática.

Para concluir a inscrição, é preciso protocolar, no campus para o qual está concorrendo, cópia da cédula de identidade e comprovante de inscrição obtido com o formulário que foi preenchido online.

Metade das vagas é reservada para quem é egresso da escola pública. Dentro desse montante, há reserva de 50% para quem tem renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. Nesse universo, há cota de 50% para pessoas que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, conforme dito na legislação. O IFPB reserva ainda 5% do total de vagas para pessoas com deficiência.

A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 22 de julho, com prazo para recursos.

Relacionadas