terça, 12 de dezembro de 2017
Cidades
Compartilhar:

Dia nacional do ciclista: 63 adeptos desse meio de transporte foram internados na PB

Ana Daniela Aragão / 19 de agosto de 2015
Foto: Rafael Passos
Hoje é o Dia Nacional do Ciclista. Mas, no Estado, eles não possuem motivos para comemorar. Na Capital, por exemplo, diante de tantos problemas, a falta de respeito no trânsito ainda é o maior deles. Segundo dados do Datasus, até junho deste ano, já foram internados 63 ciclistas devido a acidentes com veículos. Para cicloativistas da Paraíba, investir em ciclovias não é a maior solução, e sim, a educação e conscientização.

O professor Henrique França faz parte do movimento de cicloativistas ‘Massa Crítica’ e gostaria de ir com mais frequência de bicicleta ao trabalho. “O maior problema é a falta de respeito. Ele já ajudaria muito para mudar o cenário de João Pessoa. Outra coisa é se sentir seguro na rua. Mas isso precisa primeiramente partir do poder público. Ter uma campanha séria sobre isso e uma fiscalização. As campanhas poderiam ajudar contra os acidentes e aumentar a adesão. Eu conheço muita gente que quer andar de bicicleta, mas tem medo de morrer”, declarou.

Outro ciclista que tem perdido a coragem de andar de bicicleta na capital é o cineasta Ely Marques. As causas são as condições de trânsito e a falta de conscientização. “Chega a ser questão de medo por causa do comportamento dos motoristas. Basicamente não respeitam o código de trânsito, acham que as bicicletas não devem ocupar as vias, dessa forma passam cortando, trancam, chegam bem perto dos ciclistas e quase sempre em alta velocidade”, destacou.

Relacionadas