segunda, 19 de fevereiro de 2018
Cidades
Compartilhar:

Crise na economia e de identidade nos festejos juninos paraibanos não desanima artistas

Ana Daniela Aragão / 23 de junho de 2016
Foto: Arquivo
Hoje, noite de São João, mais de 50 atrações se apresentam em dez cidades que têm eventos mais divulgados no Estado. Muitos desses artistas estão fazendo maratonas de shows no Estado, mas a época já foi mais ‘carregada’, segundo Antônio Sirano Cavalcante, da dupla Sirano e Sirino. A crise econômica e de identidade também afetou as festas juninas, mas não desanima os artistas. “Pode deixar que vai ter muita animação. Quero ver todo mundo pra cima com nossas músicas mais antigas e as novas”, declarou.

Na Capital. Um repertório consagrado por 20 anos de estrada e letras bem-humoradas sustentam a fórmula da dupla Sirano e Sirino, principal atração da primeira noite do ‘São João Pra Valer 2016’, realizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Com duas décadas de carreira, a dupla cearense coleciona sucessos que atraem público certo aos seus shows. Entre eles estão ‘Casa, Separa, ‘Só no Nane Nane’, ‘Amor na Rede’, ‘Cabra Namorador’ e ‘Dois Amores’.

Quem abre a primeira noite para a dupla cearense é o sanfoneiro Mô Lima e sua banda, Xote Arretado. Filho de Pinto do Acordeon, ele traz no repertório clássicos juninos para aquecer a véspera do São João.

Em Bananeiras. Amazan afirmou que já tocou na cidade outras vezes e que a platéia é animada.

“A expectativa é muito boa. Não vão faltar músicas como ‘É hoje que só chego amanhã’ e ‘Benedita Aparecida’, disse. Amazan ainda fará shows em Cacimba de Dentro, Jacaraú e Campina Grande, este mês.

Quadrilhas

Foram três noites de beleza e muito forró com 24 quadrilhas juninas levantando poeira no Festival de Quadrilhas da Paraíba, realizado na Pirâmide do Parque do Povo. As eliminatórias da competição animaram e conquistaram o público e hoje acontece a final, com 8 quadrilhas escolhidas.

De acordo com Maximino Ferreira de Lima Filho, presidente da Associação Campinense de Quadrilhas Juninas, as notas de todas as noites, dadas pelos jurados, são guardadas em envelope lacrado e somente na madrugada de hoje foram conhecidas as 8 finalistas. “As quadrilhas se apresentam e não sabem se conseguiram a classificação até o último momento das eliminatórias. É uma forma de manter a animação até o fim”, explicou.

A apresentação das finalistas começa a partir das 20h e duas representantes serão escolhidas para o 2º Quadrilha Unerj (União Nordestina de Quadrilha Junina), que será realizado nos dias 02 e 03 de julho, em Campina Grande.

PROGRAMAÇÃO. Principais festas de São João do Estado

Patos - Vicente Nery/Balanço de Mulher/Isabella e Forró da Macambira/Pegada de Barão/Netinho Lins

João Pessoa - Mô Lima e Xote Arretado/Sirano e Sirino

Cabedelo -  Leko e Banda D’Baile

Santa Luzia - Cavalo de Pau/Netinho Lins

Solânea - Jonas Esticado/Eliane/Kelson Kizz/Cidinho Duarte e Banda

Bananeiras - Jeito Nordestino/Amazan/Swing Nordestino

Sousa- Marília Mendonça/Gilson Mania/Sarah Lorena/Fabrício Rodrigues

Monteiro - Dejinha de Monteiro/Pegada do Momento/Patrões do forró

Cajazeiras - Noda de Caju/Forró do Bole Bole, Forró de Arromba

Relacionadas