quarta, 19 de setembro de 2018
Chuva
Compartilhar:

96 horas sem água em mais três cidades da Paraíba

Rammom Monte / 04 de agosto de 2016
Foto: Antônio Ronaldo
Os moradores das cidades de Monteiro, Prata e Ouro Velho, que já sofrem com a estiagem, têm mais um motivo para se preocuparem. A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) anunciou que a partir de segunda-feira (8), terão mais 24h de racionamento. O que antes era das 6h do sábado até as 6h da terça-feira, totalizando 72 horas por semana, passará a ser das 6h da sexta-feira até as 6h da terça-feira, com um total de 96 horas sem água.

A Cagepa informou ainda que “devido a condições topográficas e da rede hidráulica, os horários de início e término da distribuição, poderão sofrer variações. Nos outros dias, a cidade de Monteiro permanece sendo abastecida através do açude Poções”.

Uns com menos, outros com mais

Se por um lado os municípios de Monteiro, Prata e Ouro Velho vão ficar mais tempo sem água, as cidades de Serra Branca, São João do Cariri, Parari, Gurjão, Santa Luzia do Cariri, São José dos Cordeiros e Livramento vão ter um dia a menos sem racionamento. Antes, a suspensão no abastecimento da água começava às 6h da terça-feira e ia até as 6h do sábado. Agora, a água volta às 6h da sexta-feira. Todas as cidades citadas acima são atendidas pelo Sistema Adutor do Congo, abastecido pelo açude de Sumé, que está com apenas 8% de sua capacidade total.

De acordo com a Cagepa, dos 223 municípios paraibanos, 84 estão em sistema de racionamento de água, 31 já entraram em colapso e 12 estão em alerta.

Relacionadas